quarta-feira, 29 de julho de 2020

Você sabe como a Arte-Terapia pode ajudar?




Marque a sua consulta para iniciar o processo: +351 918720441

A Arte-Terapia incorpora a criação artística no tratamento para a saúde mental e emocional, utilizando diferentes formas de expressão artística, pelas quais a pessoa comunica e explora os seus sentimentos.

É um processo eficaz para as idades, das crianças aos idosos, que tenham diversas problemáticas, psíquicas e emocionais, tais como problemas de comportamento, depressão, ansiedade, relacionamentos, ataques de pânico, processos de luto, traumas, bipolaridade, perturbações da personalidade, etc., sem contraindicações e adequado a todos.

Não é preciso ter nenhuma experiência artística! Qualquer um pode fazer Arte-Terapia e descobrir o seu potencial criativo. Não é para se tornar um artista, mas sim encontrar melhores formas de expressão pessoal e transformação do seu mundo interno.

O objetivo é CRIAR, TRANSFORMAR, VIVER os seus problemas de uma maneira diferente e criativa! Ou seja, não é só falar de si mesmo e dos seus problemas e sim encontrar soluções através da criatividade.

Um arte-terapeuta deve ter uma formação específica em Arte-Terapia. Não basta ser um curioso e fazer trabalho criativos com os pacientes. A Arte-Terapia tem a sua ciência própria, tal como os outros modelos de psicoterapia.

E como funciona a Arte-Terapia?

Sessões semanais, de cerca de uma hora (por enquanto online)

Para grupos, combinar o local, o número de horas e as necessidades.

O desenvolvimento criativo leva a pessoa a reconhecer as suas próprias capacidades, o que se traduz em sentimentos de maior autoestima e equilíbrio. O exercício da criatividade possibilita uma visão de maior valorização sobre si mesmo e favorece o encontro de pontos de vista alternativos para os seus problemas.

A Arte-Terapia é feita de criação artística o que, por sua vez, requer materiais artísticos. São estes que se interrelacionam com a pessoa e a ajudam na sua comunicação concretizando a sua expressividade. A expressão plástica, musical, dramática, corporal, literária e lúdica são os meios empregados com a finalidade de criação, expressão e comunicação.

A autoexpressão em Arte-Terapia envolve também uma reflexão, ajudando a encontrar sentido nas suas experiências, sentimentos e perceções. 

O que acontece é que a Arte-Terapia é muito bem usufruída, e também pode ser realizada apenas  focando-se na expressão não-verbal, em crianças com uma linguagem limitada, por exemplo, ou por uma pessoa idosa que perdeu a capacidade de falar devido a um acidente vascular cerebral ou demência, ou ainda, quando se trata de uma vítima de um trauma que pode ter dificuldade em abordar uma situação por que passou.
 Através das artes, da música, do movimento corporal ou do jogo lúdico, pode-se transmitir sentimentos profundos, ajudando as palavras, quando estas falham e é difícil expressar e definir o que se sente... quando é difícil encontrar soluções. A relação terapêutica será o suporte para essa expressão emocional.