sexta-feira, 26 de julho de 2019

O que acontece quando se sente raiva?


A raiva pode mover montanhas.
Não é preciso ter medo de sentir raiva, afinal é um sentimento como qualquer outro. Talvez seja necessário saber lidar com a raiva e direcioná-la corretamente, ou pelo menos a pessoa certa.
A verdade é que a raiva sempre vai para algum destino, nem que seja para si mesmo, em forma de doenças e outras mazelas. Por isso ela tem que sair de si.
É uma pena quem não se deixa sentir raiva, porque ela está lá, não vai desaparecer, provavelmente só vai ser escamoteada por técnicas que dão a ilusão de tranquilidade. É momentâneo. Na primeira situação desagradável, é raiva de novo!
Bom mesmo será no dia em que passarem-se coisas, as situações acontecerem e as pessoas ofenderem, e isso tudo passar por nós como uma brisa no rosto. Simplesmente passa. Mas até alguém atingir este grau de espiritualidade, não adianta esconder o que se sente.
Eu não me zango porque não me ofendo, foi Gandhi que disse isto?
Mas a raiva pode se tornar muita coisa presente, pode fazer concretizar projetos, ser uma grande impulsionadora de realizações. Pois tudo calminho e "feliz" nem sempre é o melhor cenário para nos encorajar. É preciso ter força, é preciso ter raça.
Sublimação foi do que Freud chamou o mecanismo de defesa considerado o mais maduro, transformador de sentimentos ditos nocivos em algo de proveitoso na vida. A arte se inclui nesse processo.
Por isso a raiva move montanhas sim, transforma e constrói coisas positivas.
Mas tem que ser conjugada com o sentimento de amor, para não ser só destrutiva, e sim enriquecedora de si mesmo.