quinta-feira, 14 de novembro de 2013

pedaços de mim . a arte-terapia e a colagem


Foi um verdadeiro sucesso o 3º Congresso Internacional de Arte-Terapia/Psicoterapia, que decorreu nos dias 9 e 10 de Novembro na Fundação Calouste Gulbenkian (com a sessão de abertura na Faculdade de Belas Artes de Lisboa).

Organização impecável. O grupo das formiguinhas trabalhadoras da SPAT, colaboradoras fantásticas foram incansáveis para tornar a nossa festa linda! Sim, foi uma festa... E é super gostoso ouvir comentários como "nunca fui a um congresso tão divertido! Os outros são tão sérios e enfadonhos"... Isso não tem preço!

Ainda, esse congresso foi mais um Encontro Luso-Brasileiro e Encontro da SIPE-AT.

Bom, tinha gente aqui do Iapoque ao Chuí! Até tinha brasileiro do Japão, brasileiro da França, brasileiro de Barcelona, brasileiro da Holanda.......E eu! Brasileira de Lisboa! Ah pois é! Bom demais calorzinho brasileiro...

Do resto da Europa, franceses, suíços, as queridas italianas, os sevilhanos super simpáticos...  

Eu falei sobre cortar e colar papel. Simples né? Pero no mucho, pois é como recortar e colar partes do próprio coração... Ou remendar corações. Isso não é grande novidade, é claro que todo arte-terapeuta trabalha ou já trabalhou com colagens. Mas eu resolvi refletir um pouquinho mais a fundo sobre as suas potencialidades terapêuticas.

Dessas reflexões, surgiu este vídeo, uma montagem de imagens, que ficou bem bonito :)



Até a próxima!
Ah! Que vai ser no Rio de Janeiro!!! O próximo Encontro Luso-Brasileiro de Arte-Terapia! Com a benção do Cristo Redentor! Se Deus quiser! :D