quarta-feira, 30 de maio de 2018

Sabe o significado da sua cor preferida?



Já se perguntou qual a importância das cores na sua vida?

Qual a sua cor preferida?

Qual o significado das cores para si?

Elas estão em todos os lugares (exceto no escuro!) e não vou me debruçar sobre os aspetos físicos das cores porque isto se calhar todos aprenderam na escola… Mas o que é provável é que nem todos sentem as cores que estão ao seu redor, que usam e que fazem parte da sua vida.

O assunto sobre as CORES na vida, ou da vida, surge na sequência do que escrevi antes sobre a necessidade de contemplarmos a vida, fazermos a festa e criarmos uma vida estetizada. Ter um ponto de vista mais poético da vida, passa por sentirmos as cores que nos rodeia. Sentir! Não é só ver as cores…

As cores são opticamente percebidas e psiquicamente vividas” (Kandinsky)

Leia os próximos itens para saber como trazer mais CORES para sua vida:


1. Atenção às cores que veste
Elas refletem o nosso estado de espírito e as nossas emoções. Quebre o padrão daquele preto/branco, azul escuro, castanho. Nada contra a estas cores, mas faça com que o seu corpo carregue a cor que tem realmente significado para si mesmo. Qual a cor que quero carregar em mim hoje?

2. Experimente pintar
Há quanto tempo não pega num lápis de cor, numa canetinha de feltro ou em qualquer coisa que risca e mancha com cores?
Arrisca, experimenta! Não precisa saber desenhar, só riscar e sentir as cores. As formas surgem por si só…mas o importante é preencher-se de emoções através da vivência das cores, ou também, expressar suas emoções através das cores!

3. Fuja do padrão
Encontre o seu próprio significado nas cores. Não importa se preto é cor de luto, amarelo é alegria, vermelho é raiva e por aí vai… O importante é o significado que você mesmo dá as cores! Esses significados surgem através das associações que fazemos às memórias, vivências e experiências na vida, também traços da nossa personalidade.


A natureza eu quis copiá-la; não consegui. Eu procurava, virava, pegava-a em todos os sentidos, em vão: irredutível. De todos os lados, mas fiquei contente comigo mesmo quando descobri que o sol, por exemplo, não podia ser reproduzido, mas era necessário representá-lo por outra coisa... pela cor... Só há um caminho, para exprimir tudo, para traduzir tudo: a cor. A cor é biológica, se posso assim dizer. A cor é viva, só ela é capaz de tornar as coisas vivas.
Cézanne